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Quarta-feira, 18 de Julho de 2007

Call Centers

telefone

Diálogo entre mim (Eu) e uma pessoa de um Call Center (Ela):

(...)
Ela: O senhor está familiarizado com o serviço de backup de dados do seu telemóvel disponibilizado pela TMN?
Eu: Sim, estou.
Ela: O senhor conhece o serviço...
Eu: Sim, conheço.
Ela: Sabe que é possível fazer o backup de todos os dados do seu telemóvel...
Eu interrompi: Sim, eu sei exactamente o que é o serviço.
Ela: Bom, a TMN está a fazer uma campanha promocional deste serviço, e oferece os primeiros 2 meses gratuitamente...
Eu interrompi: Ok, mas eu não estou interessado, eu uso outra forma de fazer backup.
Ela, um pouco confusa: Mas o senhor usa outro serviço...
Eu: Eu faço backup para o computador.
Ela: Ah... Mas o senhor não quer experimentar este serviço, completamente grátis?
Eu: Só é grátis no início...
Ela: Pois, mas é grátis! Olhe, nós vamos mandar-lhe uma mensagem <aqui disse qualquer coisa que eu não percebi> e depois o senhor pode cancelar...
Eu interrompi: Eu não quero que me mandem nada!
Ela: Ah, mas é para o senhor experimentar...
Eu interrompi, colocando a voz num tom um pouco mais grave e forte:  OUÇA!! Para que é que eu quero esse serviço, se posso fazer o mesmo, sem pagar nada, para sempre??
Ela: Pois... <pausa> Então queria desejar-lhe em nome da TMN um resto de bom dia...(...)
Eu: Bom dia.

Há um amigo meu que diz em relação a quase todos os aparelhos e software que são fáceis de utilizar, tenho é que pensar como um americano. Segundo ele, todos os aparelhos, manuais, e software são desenhados para americanos (leia-se: burros) e portanto são básicos, temos é que pensar como eles...

Isto faz-me rir e concordar, embora como é lógico eu saiba que isto é uma caricatura, e como qualquer boa caricatura, tem a realidade, e tem o exagero... Agora, isto dos call centers e tele-marketing chateia-me. Não gosto que me tratem como se fosse burro. Primeiro porque não sou, segundo porque eles não têm o direito de assumir que sou. E irrita-me que a muitas coisas sejam feitas a pensar apenas em pessoas burras, ou ignorantes.

É perfeitamente possível num call center por exemplo, desenvolver um procedimento que logo de início afira as características da pessoa com quem estão a falar, e adeque o diálogo a essas características... Caramba, não é física quântica...

P.S.: Se precisam de ajuda, eu "ofereço" os meus serviços... ;-)
sinto-me: farto de call centers
publicado por esquisito às 14:32

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5 comentários:
De sucedâneo a 18 de Julho de 2007 às 17:17
É verdade.
Regra geral, ligam às horas mais inacreditáveis.
Depois, são autistas. Por mais que lhes digamos que já temos ou que não queremos eles continuam com os seus comportamentos estereotipados e repetitivos.
Chegam a fazer-nos duvidar das coisas mais certas que temos. "já viu se tem o telefone ligado?" enquanto falamos com eles via esse telefone e coisas assim...
eh eh eh!
De EmanuelCB a 19 de Julho de 2007 às 20:45
Podes sempre fazer-te de ainda mais burro e dizer sempre que não percebes e obrigá-los a repetir e repetir e repetir até à exaustão ou limite de estupidez. Ou então tentas perguntas completamente estúpidas, por exemplo ligam-te da TMN para oferecerem o serviço de backup e tu perguntas se oferecem tambem um trem de cozinha, ou perguntas se podem fazer o backup tambem às diskettes antigas que tens em casa, etc... Quanto mais estupida for a conversa melhor, gozas e disfrutas. Ah e além disso eles é que estão a pagar a chamada!
De sucedâneo a 20 de Julho de 2007 às 12:12
AH AH AH!
Isso era uma boa.
Infelizmente não tenho muita paciência para o fazer, mas apelo a quem tiver que o faça!!!
Claro, corre o risco de ir parar à net (como o outro do apoio a clientes da TMN ou como diz José Rodrigues dos Santos, no seu perfeito e correctíssimo uso da língua - tê eméne).
De André a 10 de Julho de 2009 às 00:14
Se vocês soubessem o que é trabalhar num call center e aturar gente burra todos os dias, não falavam de borla.
De esquisito a 10 de Julho de 2009 às 10:15
Não duvido que seja difícil. Eu não gostaria de trabalhar num call center...

Mas há muitas pessoas (aparentemente a maioria) nesses call centers que dão muito má imagem a todos.

Isto não esquecendo a organização dos call centers e instruções que vos dão, que também são péssimas, geralmente.

E podes crer que das más situações que tive com call centers, esta foi a menos má. Simplesmente desta vez vim escrever antes que me esquecesse.

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