.o esquisito

.tags

. todas as tags

.pesquisar

 

.Fevereiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.esquisitices recentes

. Limites de velocidade

. A pólvora...

. Dúvida pertinente

. Educação

. A importância do irreleva...

. Empresa holandesa copia a...

. Sabias? O que pensas dist...

. Editoras (música, cinema,...

. Pobres (ou não) e mal agr...

. 5 minutos para escrever 2...

.arquivos esquisitos

. Fevereiro 2010

. Novembro 2009

. Julho 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.pesquisa Amazon

Domingo, 8 de Julho de 2007

Lixa, rebarbadora e martelo pneumático (longo)

A pedido de várias famílias (post anterior), aqui vai a minha primeira avaliação aos blogs do Sapo.

É uma avaliação muito preliminar, porque ainda agora comecei a usar isto, e portanto ainda não experimentei muitas coisas, nem posso avaliar da fiabilidade de serviço e essas coisas... Mas vamos lá...

A área de administração está bem desenvolvida, design agradável, boa (sóbria) utilização da cor, e navegação simples e eficaz.

1º problema, a página de ajuda... design muito diferente, e que apesar da navegação estar correctamente implementada, as cores e o design são desagradáveis, e dá vontade de fechar sem ler nada. É aliás este design "típico" do Sapo que me afastou muito tempo de todos os serviços do Sapo.

Em relação aos posts (criar/editar/etc), aparentemente temos disponíveis as ferramentas necessárias e suficientes, e gosto de ter o html disponível. Ainda não experimentei colocar vídeos ou outros conteúdos para ver se funciona bem. Gosto das opções disponíveis em baixo (música, sinto-me, tags, outras) e a ajuda de contexto está óptima. Outro sinal positivo para as gravações automáticas (apesar de ser uma opção vulgar e normal). Ah, preferia que a opção de alinhamento por defeito do texto fosse o justificado...

2º problema, os emoticons. Primeiro, são grandes e desalinham o texto. Não gosto de coisas desalinhadas se não forem propositadas, dá ideia de remendos, e eu... não gosto. Em segundo lugar, percebo que queiram fazer tudo baseado no sapo, e percebo que isso traga grandes complicações ao(s) designer(s), mas muitos deles estão mal conseguidos, alguns deles nem se percebem o que é suposto representar... Se os mantiverem assim, pelo menos implementem tooltip text para eles, ao menos ficamos a saber o que era suposto serem.

Vamos então à gestão dos blogs. Nos comentários gostei muito de ter lá todos os comentários que vou fazendo noutros blogs do sapo. Assim posso ir acompanhando facilmente os meus comentários e respostas a eles (falarei de rss à frente).
Nas preferências gostei das opções que encontrei. Ainda bem que dá para desactivar as publicidades do sapo, porque se é para ter publicidade nos meus blogs, que paguem qualquer coisa... Já agora, há nesta página 1 errozito, "Mostar" em vez de mostrar.

Na personalização básica, nada a dizer, templates suficientes, e de uma forma geral bonitos. Na intermédia, comecei por não perceber porque é que os separadores apresentação/texto/etc não seguem o design cantos redondos do resto... Depois, havendo muitas opções em quase todos os separadores as páginas ficam muito compridas, e quase caóticas para quem só procura uma das coisas. Pelo menos o botão de repor deveria estar ao lado, e não em baixo, para diminuir o tamanho da lista... E noutros, como o das cores, ou das letras, etc, que têm imensas opções (benvindas), deveriam optar por mostrar menos informação de cada vez, quer seja por ter sub-separadores, ou uma drop-down list em cada separador, para só estarmos a ver/mexer numa categoria de cada vez. Depois, não faz sentido ter uma página enorme "cheia" de espaços vazios de componentes, deviam ser acrescentados à medida do necessário. Ainda a forma de determinar a ordem do posicionamento dos componentes é arcaica e muito pouco prática (para além de mais uma vez existirem posições vazias que não precisavam de lá estar). Há outras formas menos tecnológicas de resolver o assunto, mas a forma como se faz isto actualmente no blogger (drag 'n drop) , é de longe a mais prática e simpática para quem usa.

Na personalização avançada (ainda não experimentei) é uma dádiva divina para quem percebe da coisa, não gostei nada quando o blogger nos tirou o acesso ao código propriamente dito... Os avisos e links de documentação são benvindos para quem se quiser aventurar, mas os editores online... muito fraquinhos... Mas não deve haver grande problema, de certeza que quem fôr usar isto, vai copiar tudo para um editor a sério e depois de alterar vai recolocar no form...

A parte de links parece-me bem implementada, apesar de também ainda não ter experimentado. Também não usei a opção de importar blogs, mas é uma opção interessante.

Finalmente, gostei muito de existirem rss para o blog, para os comentários e para os posts. No entanto no Firefox, onde subscrevo os feeds, não consigo subscrever os feeds dos comentários, quer carregando directamente, quer usando a opção de subscrever, vou parar a uma página em código xml... Dá para ver os comentários, mas vá... não é a forma mais simpática de o fazer... Não sei se isto tem a ver com bugs Sapo/Firefox, ou com incompatibilidades, ou se simplesmente sou eu que sou burro e não percebi e fui demasiado preguiçoso para ir à página de ajuda e ao blog dos blogs, para perceber o que se passa...

Chega por hoje... Espero que seja útil.
publicado por esquisito às 15:02

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De jonasnuts a 9 de Julho de 2007 às 11:51
Útil, definitivamente :)

Toda a área da personalização precisa de uma enorme volta. A básica precisa de mais templates, a intermédia precisa de ser simplificada (drag and drop é uma das opções em cima da mesa) e a avançada precisa de mais explicações.

O RSS em firefox tem de facto esse problema, mas apenas em firefox, e sabemos que não é um problema nosso. Mas a propriedade do problema não é importante, o importante é que ele não exista, por isso estamos a ver como é que damos a volta à interpretação que o Firefox faz do nosso xml :)

Vamos ficar à espera de mais feedback, com a continuação da utilização da plataforma :)
De Vitor Hugo a 3 de Fevereiro de 2009 às 02:19
Huuum... juro que o Google não me pagou pra dizer isto, mas o Blogger não tirou o acesso ao código. Agora, que aquilo é um bocado caótico, lá isso é... :S

Comentar post

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds