Diálogo entre mim (Eu) e uma pessoa de um Call Center (Ela):
(...)
Ela: O senhor está familiarizado com o serviço de backup de dados do seu telemóvel disponibilizado pela TMN?
Eu: Sim, estou.
Ela: O senhor conhece o serviço...
Eu: Sim, conheço.
Ela: Sabe que é possível fazer o backup de todos os dados do seu telemóvel...
Eu interrompi: Sim, eu sei exactamente o que é o serviço.
Ela: Bom, a TMN está a fazer uma campanha promocional deste serviço, e oferece os primeiros 2 meses gratuitamente...
Eu interrompi: Ok, mas eu não estou interessado, eu uso outra forma de fazer backup.
Ela, um pouco confusa: Mas o senhor usa outro serviço...
Eu: Eu faço backup para o computador.
Ela: Ah... Mas o senhor não quer experimentar este serviço, completamente grátis?
Eu: Só é grátis no início...
Ela: Pois, mas é grátis! Olhe, nós vamos mandar-lhe uma mensagem <aqui disse qualquer coisa que eu não percebi> e depois o senhor pode cancelar...
Eu interrompi: Eu não quero que me mandem nada!
Ela: Ah, mas é para o senhor experimentar...
Eu interrompi, colocando a voz num tom um pouco mais grave e forte: OUÇA!! Para que é que eu quero esse serviço, se posso fazer o mesmo, sem pagar nada, para sempre??
Ela: Pois... <pausa> Então queria desejar-lhe em nome da TMN um resto de bom dia...(...)
Eu: Bom dia.
Há um amigo meu que diz em relação a quase todos os aparelhos e software que são fáceis de utilizar, tenho é que pensar como um americano. Segundo ele, todos os aparelhos, manuais, e software são desenhados para americanos (leia-se: burros) e portanto são básicos, temos é que pensar como eles...
Isto faz-me rir e concordar, embora como é lógico eu saiba que isto é uma caricatura, e como qualquer boa caricatura, tem a realidade, e tem o exagero... Agora, isto dos call centers e tele-marketing chateia-me. Não gosto que me tratem como se fosse burro. Primeiro porque não sou, segundo porque eles não têm o direito de assumir que sou. E irrita-me que a muitas coisas sejam feitas a pensar apenas em pessoas burras, ou ignorantes.
É perfeitamente possível num call center por exemplo, desenvolver um procedimento que logo de início afira as características da pessoa com quem estão a falar, e adeque o diálogo a essas características... Caramba, não é física quântica...
P.S.: Se precisam de ajuda, eu "ofereço" os meus serviços... ;-)